You speak english?

12 de Março, 2019 0 Por Planetadosavos

Hoje, o Planeta dos Avós decidiu dedicar este dia aos estrangeirismos. Todos nós, no nosso dia a dia, estamos familiarizados com temas de outras línguas, como o inglês e o francês, e acabamos por os usar no nosso vocabulário. Será que os mais velhos estão habituados aos novos termos? É isso que fomos saber e o Planeta dos Avós questionou vários idosos da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

Quando confrontados com um shopping, os seis idosos não hesitaram e todos sabiam que “é um local com muitas lojas para se fazer compras” tal como diz a Deolinda, de 87 anos. Já o António de 68 anos, nunca ouviu falar do Facebook, ao contrário da Judite, que apesar dos seus 90 anos, sabe que o Facebook “está na internet” e a Judite (outra senhora), de 85 anos, afirma que “o Facebook são as novas revistas, tudo se sabe”.

"Está na internet"
Judite
90 anos

Após a minha apresentação e da apresentação do Planeta dos Avós, a Deolinda, o António e a Alice, de 92 anos, não sabiam o que significava um blogue. Mas a Isabel, de 82 anos, depressa explicou que “um blogue é como um Facebook”. É parecido, Isabel. É parecido.

Um concerto, termo em português, todos estavam familiarizados e associavam à música, porém o mesmo não se passava com a palavra show. Pelo menos para o António, que dos seis idosos, era o único que nunca tinha ido a um show (ou pelo menos é o que julga).

Como muitos dos utentes estiveram imigrados em França, o termo abajur fazia parte do conhecimento de todos. “Essa é fácil… é um candeeiro”, quem o diz é a Alice, de 92 anos.

"Essa é fácil... é um candeeiro"
Alice
92 anos

A passagem de ano significa muito para os nossos idosos, apesar de “não sabemos se vamos chegar ao final do ano, mas é sempre uma alegria” afirma o António. E o réveillon? Será que sabem o que é? “É tudo a mesma coisa” diz a Judite. “Eu cá não sei o que isso é” responde a Deolinda.

Quando confrontados com uma matiné, uma pizza ou uma baguete, todos sabiam o que isso significava. “Ao tempo que não vou a uma matiné, geralmente eram aos domingos à tarde. Antigamente não se podia sair assim à noite, como é agora” diz a Judite. “Nunca comi uma pizza, mas sei o que isso é. Os meus netos comem muito dessas coisas” afirma o António.

Já o marketing, fashion e hot dogs não entram na cabeça de nenhuns deles. “Isso já é um nível muito avançado” diz a Isabel.

"Assim ainda vamos apreendendo algumas coisas"
António
68 anos