“Enquanto estudantes do 2º ano da licenciatura de Educação Social Gerontológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e, no contexto da atual situação de isolamento social voluntário associado à pandemia da Covid-19, entendemos que era nosso dever dar um contributo para a promoção do bem-estar das pessoas mais velhas e das suas famílias.
Face às contingências provocadas pela pandemia da Covid-19, verificamos que o grupo dos mais velhos – enquanto grupo mais vulnerável a esta doença – se vê particularmente afastado da vida social e, por isso, vimos por este meio apresentar um Projeto de intervenção desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional III da referida licenciatura.
O Projeto “Receitas com Vida” foi impulsionado pela consciência do quão difícil se pode tornar esta situação de afastamento social, principalmente para as pessoas mais velhas e, portanto, entendemos que poderia ser útil desenvolver uma iniciativa que viesse reforçar as relações familiares e promover a autonomia dos idosos através da confecção e partilha de receitas de família.
Ainda que o Projecto se direccione especialmente para as pessoas mais velhas, desafiamos todos os elementos da família (em co-habitação) a colaborar na confecção das receitas e nos respectivos vídeos para que possamos publicar nas nossas plataformas e, deste modo, divulgar estas receitas de família.
Neste sentido, convidamos-vos a abraçar esta iniciativa!