Qualidade de Vida na Terceira Idade

25 de Junho, 2019 0 Por Planetadosavos
“A ciência resolveu o problema do prolongamento da vida, mas agora é necessário resolver o da velhice com qualidade de vida
Azeredo
2002

Qualidade de vida é um conceito ainda não muito definido na nossa sociedade, pois abarca inúmeros aspetos diferentes. A qualidade de vida engloba o conceito de bem-estar e este depende da reflexão do próprio indivíduo, ou seja, o quanto ele está ou não satisfeito com a qualidade da sua vida. É um conceito subjetivo, dependendo de padrões históricos, culturais, sociais e também individuais. Por esta razão a avaliação da qualidade de vida de um indivíduo varia em função das três dimensões, nas quais o sujeito se encontra inserido: física, psicológica e social.

Qualidade de vida abrange boas condições no campo da saúde, da segurança, do lazer, boas condições financeiras, de habitação, de educação, um bom suporte social, bem como uma boa vinculação familiar. O estudo sobre este tema na terceira idade ocupa um lugar de destaque, uma vez que os avanços na medicina têm contribuído para o aumento na expectativa de vida e no contingente de idosos.

Mas será que adianta ter uma grande população de idosos vivendo mais de oitenta anos, se não for possível proporcionar qualidade de vida?

Teremos nós, uma sociedade capaz de responder positivamente a estas necessidades da terceira idade?

Fatores favoráveis como, por exemplo, aceitar mudanças, prevenir doenças, estabelecer relações sociais e familiares positivas e firmes, manter o humor elevado, ter autonomia e um bom suporte social contribui para o bem-estar geral do idoso e isto influência uma melhor qualidade de vida. O sistema social atual, com todas as fragilidades socioeconómicas, financeiras e sociais que apresenta não será suficientemente capaz de dar resposta aos problemas da sociedade envelhecida. Contudo isso não será o caminho mais digno. Afinal, estamos a falar daquelas pessoas que sempre contribuíram para a sociedade e para que aquilo que hoje temos e somos.

Esquecermo-nos dos idosos é esquecermo-nos de grande massa da nossa sociedade. Alguns fatores podem dificultar ou prejudicar a qualidade de vida, tais como dificuldades financeiras, problemas de saúde e outras limitações, porém, é importante buscar alternativas possíveis, sempre respeitando as potencialidades e limitações de cada um, seja ele criança, adolescente, adulto ou idoso.

Para si… o que é qualidade de vida?