Pelos Meus Olhos #4: Carta de Despedida
Para os idosos do CPSS:
Quando aqui cheguei tinha acabado a licenciatura há poucos meses e estava a começar o mestrado na área da Gerontologia. Caí aqui com as ideias da Educação e achava eu que devia transformar a vida das pessoas, ajudá-las a envelhecer bem e felizes. Na verdade foram vocês todos e cada um em particular que transformou a minha vida e estou muito grata a todos por isso. Pelo que me ensinaram, pela vossa sabedoria. Sinto-me honrada por tudo o que partilharam comigo em especial a vossa história de vida, aquilo que vos torna tão especiais e tão únicos. Quero agradecer-vos por me terem recebido de braços abertos, com a vossa boa disposição. Muito obrigada por alinharem nas minhas maluquices, nos planos dos piqueniques ao final da tarde, nas risadas. Obrigada por participarem nas atividades que vos propus, algumas muito chatas mas que vos fizeram bem para exercitar o corpo e estimular a mente. Com vocês aprendi a ser uma boa profissional, tornei-me uma melhor pessoa e saio daqui com o coração cheio.
Gosto muito, muito de vocês e quero pedir-vos para serem felizes todos os dias. Nunca desistam dos vossos sonhos, lutem por eles. Sejam sempre vocês próprios, donos da vossa vida. Tomem as vossas próprias decisões. Não tenham medo de dizer não: “não quero fazer, não gosto disto”. Se tiverem ideias de atividades ou sugestões para tornar o vosso dia-a-dia mais agradável, mais fácil para vocês, digam às colegas. Certamente vos poderão ajudar. E lembrem-se, cada um de vocês ainda tem muito para dar, para receber e para aprender. Estão cheios de capacidades e potencialidades, de sabedoria e experiência e de histórias para contar. Todos nós envelhecemos com ganhos e com perdas, mas todos envelhecemos juntos, e juntos podemos envelhecer de uma forma saudável, ativa e feliz.
Não sei se o caminho que me espera será tão bom como esta aventura que vivemos juntos mas sei que agora, levo daqui a bagagem necessária e a coragem para continuar a ser quem sempre fui e a fazer o que mais gosto profissionalmente, o que sempre tentei fazer com vocês e com amor. Por isso, tenho a certeza que nos voltaremos a encontrar e sempre que estivermos juntos iremos aproveitar da melhor forma. Por isso, temos que brindar com champanhe e comer uma fatia de bolo. O chouriço fica para a próxima matança.
Um bem hajam a todos,
Sempre vossa amiga,
A vossa Drª Carina.