Pelos Meus Olhos #3: Os nomes dos avós usam-se sempre!

24 de Junho, 2019 0 Por Planetadosavos

Olhando para trás, sou muito grata pela presença dos meus avós na minha vida e sinto que fui uma privilegiada por tê-los comigo até à idade adulta, estando presentes em momentos muito importantes para mim. O meu avô teve a minha filha nos seus braços e é um marco que jamais esquecerei!

Felizmente, é um relato que tenho ouvido com frequência e sou muitas vezes contactada por futuros pais que, inundados por memórias tão doces, escolhem os nomes dos avós para os seus próprios filhos. Por norma, falamos de nomes tão intemporais como Maria, Isabel, Teresa, António, Manuel ou José, que continuam e irão continuar a passar de geração em geração. Mas até as novas tendências são impulsionadas pelos nomes dos tempos dos nossos avós e vamos assistindo ao reaparecimento de nomes como Alice, Olívia, Amélia, Maria do Carmo, Simão, Tomé, Salvador ou Gaspar. Para trás, ficam os compostos que evocam Nossa Senhora, como Maria da Conceição, Maria da Piedade ou Maria da Agonia. E compostos masculinos como João Domingos, José Augusto ou Luís Carlos. Perdeu-se também o hábito de usar Deolinda, Adelaide, Ilda, Cândida, Águeda, Alberto, Alfredo, Américo ou Armindo.

Curiosamente, é comum ouvir-se dizer que os nossos avós têm nomes pesados [sim, a minha avó materna chamava-se Eufémia…] mas a verdade é que continuamos a seguir o padrão. Claro que Constança, Leonor, Benedita, Rodrigo, Afonso ou Sebastião são nomes que beneficiaram com a passagem do tempo e parecem agora frescos, mas quando os nossos avós eram jovens, deveriam parecer absolutamente démodé! E por falar em nomes que passaram de moda, estamos prontos para ver a avó Tânia a passear a sua neta ou o avô Bruno a levar o neto ao futebol? E será que nessa altura voltaremos a apaixonar-nos pelos nomes dos anos 80, entretanto caídos em desuso?

Sejam quais forem os nomes da moda das próximas décadas, uma coisa é certa: os nomes dos avós serão sempre a mais deliciosa das fontes de inspiração!

Filipa Lopes

Autora do blog Nomes e mais Nomes. Orgulhosa neta de Maria da Conceição & Manuel, Maria Eufémia & Álvaro.