Parkinson

9 de Abril, 2020 0 Por Planetadosavos

No próximo dia 11 celebra-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson. No ano passado fizemos uma publicação sobre a temática onde explicamos em que consiste, os sintomas, as causas, a quem atinge, as consequências, entre outros aspetos que poderá rever carregando em baixo. 

Este ano damos destaque a algumas personalidades famosas que padecem da doença e que a encaram de maneiras diferentes. 

João Paulo II

Fonte: Comunidade Católica Shalom

Nome: Karol Józef Wojtyła

Data Nascimento: 18 Maio 1920

Data Falecimento: 2 Abril 2005

Idade: 84 Anos

Origem: Wadowice, Polónia

Ao longo da sua vida João Paulo II deparou-se com diversas fraturas e problemas de saúde: fraturou o crânio, os ombros e o fémur, foi operado a um tumor benigno no intestino.  Durante 12 anos, o Vaticano conseguiu esconder que o Papa sofria de Parkinson apesar de todas as suspeitas. Foi notório o arrastar da fala, dificuldade na locomoção, a mão esquerda a tremer e o corpo curvado.

Ozzy Osbourne

Fonte: Exame

Nome: John Michael Osbourne

Data Nascimento: 3 Dezembro 1948

Idade: 71 Anos

Origem: Birmingham, Reino Unido

No início de 2019, Ozzy Osbourne sofre uma queda que o levou a uma intervenção cirúrgica. Após operatório os médicos aperceberam que os nervos do cantor não estavam a trabalhar da melhor maneira possível. Exame atrás de exame o diagnóstico foi um: Parkinson.

Osbourne, ao contrário do Papa João Paulo II, não quis esconder a doença do público e dos fãs e numa entrevista ao Good Morning America contou ao mundo.

A doença ainda é recente nas suas vidas, mas já afirmaram que afeta vários nervos do corpo.  Apesar de tudo, Ozzy está a tomar medicação para minimizar os sintomas da doença porque está decidido a fazer uma turné brevemente. 

"Tem sido terrivelmente desafiador para todos nós."
Ozzy Osbourne
Músico

Robin Williams

Fonte: MSN.com

Nome: Robin McLaurin Williams

Data Nascimento: 21 Julho 1951

Data Falecimento: 11 Agosto 2014

Idade: 63 Anos

Origem: Chicago, Estados Unidos da América

Durante vários anos, Robin Williams lutou contra uma grande depressão. Nunca foi oficial, mas segundo a sua esposa, Susan, a descoberta da doença de Parkinson foi a gota de água para o ator. Com a doença ainda no início e com a depressão, Robin decidiu por termo à sua vida. O ator suicidou-se em Agosto de 2014.

"Ele foi corajoso ao lutar contra a depressão, a ansiedade e os estágios inicias da doença de Parkinson, que ainda não estava pronto para falar em público."
Susan Schneider
Esposa Robin Williams

Salvador Dalí

Fonte: Toda a Matéria

Nome: Salvador Dalí i Domènech

Data Nascimento: 11 Maio 1904

Data Falecimento: 23 Janeiro 1989

Idade: 84 Anos

Origem: Figueres, Espanha

Depois do falecimento da sua esposa, Gala, Salvador Dalí entrou numa depressão profunda. Andava desorientado, recusava-se a comer chegando mesmo a ser alimentado através de uma sonda. Após uma tentativa de suicídio com medicação em excesso, o sistema nervoso de Dalí foi gravemente danificado, pondo termo à sua capacidade artística. Da doença de Parkinson do artista pouco se sabe, mas aos 76 anos, Dalí sofria de fortes tremores no lado direito do corpo.

Eduardo Dussek

Fonte: Revista Quem-Globo

Nome: Eduardo Gabor Dusek

Data Nascimento: 1 Janeiro 1958

Idade: 62 Anos

Origem: Rio de Janeiro

Quem vê o ator nas mais diversas novelas brasileiras não acredita que sofre de Parkinson. O ator afirma que leva a doença com alegria. Acompanhado por seis médicos,  não prescinde de praticar exercício físico, para fortalecer os músculos.

"Descobri há oito anos. Em alguns momentos, minhas mãos tremem, mas na maioria das vezes a doença é controlado. Isso não me impede de trabalhar. Quero ajudar as pessoas a lidar com o problema. Pelas leis naturais, eu nem estaria mais trabalhando."
Eduardo Dussek
Ator