Os idosos e os animais de estimação

10 de Agosto, 2020 0 Por Planetadosavos

Vários são os estudos que dizem que os animais de estimação trazem inúmeros benefícios para a qualidade de vida dos nossos avós. Os animais tem o poder de influenciar a forma como os mais velhos encaram a vida. Hoje, o Planeta dos Avós revela alguns dos benefícios que um animal de quatro patos causa.

Combate à solidão

Vários são os idosos que se sentem sós. A solidão está muito presente na vida. Um animal de estimação, seja um cão ou um gato, adapta-se à vida do seu dono e é um ótimo companheiro de vida. Os animais nunca se mostram indisponíveis.

Fonte: Residencial em Família

Ajuda na criação de um rotina diária

Os idosos, quando reformados, são propícios a não ter um rotina, ou seja, horas para acordarem e adormecerem, planear refeições, entre outros aspetos. Porém, ter um animal de estimação obrigada a que o idoso tenha a responsabilidade de cuidar do animal, seja em dar alimentação ou sair para passear ou ir à rua.

 

Manter a mente e o corpo ativos

Já aqui falamos, diversas vezes, da importância da prática do exercício físico na vida dos nossos Avós. Ter um cão, como animal de estimação, é uma ótima oportunidade para a realização de caminhadas diárias. Assim junta-se o útil ao agradável. Corpo são, mente sã.

Fonte: Suprevida

Ajuda a reduzir o stress diário

Quem já teve ou têm um animal de estimação percebe e sabe que os animais são amigos e fiéis aos seus donos. São, também, uma fonte de transmissão de alegria, amor e carinho. Só isso é meio caminho andado para reduzir o stress e transmitir confiança a um idoso.

 

Atividades ao ar livre

Quer os gatos, quer os cães, não gostam de estar fechados dentro de casa. Uma ida ao veterinário, um simples passeio ao quarteirão com o animal de estimação já é uma ajuda para que o idoso mantenha contacto com a vida exterior.

Fonte: Claudia

Comunicação com outras pessoas

Ao passear o seu cão no parque, não se admire se houver alguma criança a acarinhar o seu animal. Os animais são um bom pretexto para meter conversa com outras pessoas.

 

Segurança

Um ladrar de um cão é um bom sinal para avisar que alguém chegou junto à casa ou de algo fora do normal.

Para além destes benefícios, vários estudos comprovam que:

Redução da utilização de medicação;

Melhoria na saúde física;

Pressão arterial mais baixa;

Melhor alimentação;

Estímulo para atividades físicas.

Fonte: Lux