O Velho e o Mar

24 de Abril, 2019 0 Por Planetadosavos

... de Ernest Hemingway

Esta é a história de Santiago, um pescador já com uma grande idade. Havia já algum tempo que Santiago não pescava nenhum peixe, até que se aventurou pelo mar dentro. Conseguindo que um enorme peixe (maior do que o seu próprio barco) apanhasse o seu anzol, Santiago lutou até que conseguiu matar o peixe. Era um grande feito. Porém, até chegar a terra, o velho pescador teve de voltar a lutar contra os tubarões que desesperados de fome tentavam comer a sua pesca. Quando chegou a terra, Santiago, que antes era vista como um velho pobre e acabado, foi motivo de orgulho para toda a população.

Esta história não é a apenas a história de Santiago. É a prova de que, por vezes, a sociedade delimita a força, o trabalho e a capacidade dos idosos para desenvolver determinado trabalho, neste caso a pesca. E mais uma vez, o velho Santiago provou o contrário e aventurou-se pelo mar tornando-se um herói. 

Ernest Hemingway, graças ao livro “O Velho e o Mar” ganhou, em 1953 o Prémio Pulitzer. Um ano depois, em 1954, foi galardoado com o Nobel da Literatura.