O sol é indispensável à vida.
Hoje celebra-se o Dia Mundial do Melanoma, que é como quem diz do cancro da pele. Como disse o sol é indispensável à vida, mas nunca em excesso. Sol em excesso potencia o envelhecimento precoce da pele, queimaduras solares na pele, lesões pré-cancerosas, neoplasias (crescimento descontrolado das células no corpo) e agrava as doenças crónicas.
Mas não se esqueçam: o sol é indispensável à vida, pode e deve aproveitar a exposição solar, uma vez que tem muitos benefícios para a saúde. Pequenos períodos com exposição social ajuda-nos em diversos aspetos: prevenção, aumento da auto estima, ajuda nos estados depressivos e a vitamina D é necessária para a absorção e fixação do cálcio nos ossos.
Aproveite o sol antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde. Projeta-se com protetor solar 20 a 30 minutos antes da exposição solar, removendo sempre a proteção de 2 em 2 horas. Para além disso use roupa larga e de cores claras, como branco ou bege, de preferência de algodão. Use chapéus grandes e largos e não se esqueça dos seus óculos de sol.
Durante o dia use e abuse da ingestão de água, para isso não precisa de ter sede.
Usufrua do sol e dos seus benefícios sempre com cuidado, porque o sol é indispensável à vida.