Decorria o ano de 1163 quando se iniciou a construção de uma catedral dedicada a Maria, mãe de Jesus Cristo. Situada numa das principais praças de Paris, na pequena Île de la Cité, rodeada pelas águas do Sena.
Dona de um estilo gótico, a Catedral foi palco de grandes feitos para os franceses: coroação de Henrique VI de Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos (1431); coraoação de Napoleão Bonaparte (1804); beatificação de Joana d’Arc (1909).
Em 1996, a Notre Dame foi protagonista de um dos filmes mais reconhecidos da Disney – O Corcunda de Notre Dame. Conta a história de Quasimodo, um corcunda sineiro que luta para alcançar um lugar na sociedade e o amor de Esmeralda. Três das principais personagens são Victor, Hugo e Laverne, gárgulas, principais símbolos da Catedral e possíveis de se ver.
A Catedral é visitada por milhões de turistas de todo o mundo e foi, ontem, deflagrada por um incêndio que consumou grande parte da sua estrutura. Muitos foram os esforços para a extinção do incêndio e maior ainda serão os esforços para a reconstrução de tão magnífica Catedral. A Nossa Dama.