Marcelo sempre foi conhecido, pelos portugueses, como Professor Marcelo. Dedicou a sua vida ao ensino, ao jornalismo e foi comentador político. Nunca negou o seu fascínio pelo meio televisivo. Mas vamos por partes.
Como professor, Marcelo tem um basto currículo: deu aulas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Para além disso exerceu cargos como presidente do Conselho Diretivo, do Instituto de Cooperação Jurídica e do Conselho Pedagógico da Faculdade de Direito de Lisboa. Bem como presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas.
Enquanto jornalista esteve sempre ligado, desde que fundou, ao jornal Expresso.
Foi a partir dos anos 90 que Marcelo começou a encantar-se pelo televisão, ganhando cada vez mais notoriedade enquanto comentador político. Quem não se lembra dos seus comentários ao domingo à noite, na TVI.
Hoje, é atualmente o Presidente da República Portuguese. Deixou de ser “O Professor” para ser “O Presidente dos Afetos”.