São duas equipas, mas não adversárias. O jogo é amigável. Os principais beneficiários são os idosos, e os adeptos variam entre idosos, familiares, comunidades, público em geral.
A equipa da Gerontologia apresenta dois principais capitães: a gero = envelhecimento e a logia = o estudo. Os jogadores são conhecimentos como gerontólogos, sendo o principal objetivo do jogo estudar o processo de envelhecimento e jogar em três grandes áreas: a biologia, a psicologia e o social.
A Gerontologia gosta de jogar num campo específico, o campo multi e interdisciplinar que estuda e explica as principais mudanças de um processo de envelhecimento através das grandes áreas, acima referidas.
Na equipa adversária temos a Geriatria. Os jogadores são os geriatras, médicos especializados nos cuidados com os idosos, são treinados em medicina interna e familiar, mas a sua ponta de lança é a especificidade na saúde dos idosos.
O seu campo de joga é a medicina, apresentando também três grandes áreas: o estudo, a prevenção e o tratamento nas doenças e nas incapacidades em idades avançadas.
O jogo decorre, está um a um, e estima-se que vá a prolongamento. Quiçá a penaltis. Com o passar do tempo, o árbitro vê que num futuro o número de adeptos aumente significativamente e não só em Portugal, mas também no mundo inteiro. Estima-se um campeonato Europeu ou até mesmo um Mundial. Os campeonatos Gerontologia vs Geriatria joga-se em todos os países, uns com mais fervor outros com menos, mas todos com uma única certeza: temos de jogar cada vez mais e melhor para um envelhecimento ativo e saudável. O futuro é nosso.