Futuridade 2069

26 de Junho, 2019 0 Por Planetadosavos

22 de Junho. O relógio marcava as 14h. Pontualidade acima de tudo e o Centro Cultural de Ílhavo encheu-se com a voz e a guitarra de Freddy Strings, um músico da cidade. A sala não estava cheia, mas quase, estava aconchegante. Havia público de várias idades, desde crianças a velhinhos que queriam sentir como será 2069. Talvez não cheguem até tanto. O público estava animado. O momento era de festa. 

Para dar início às apresentações, o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo presenteou-nos com a D. Ermelinda e o Sr. João, bem como outros utentes e colaboradoras da instituição. Chegou a hora de chamar…. a Sofia e o Ângelo.

“Antes de morrer o melhor é sentir. Sentir, a maior das nossas capacidades”
Ângelo Valente
Animador

Cada orador, ao longo desta edição, é desafiado a escrever num painel qual será a sua emoção para 2069. 

Qual será o papel das emoções no futuro e no envelhecimento?

Agora, o momento é de apresentações. E os oradores para o Futuridade 2069 são…

Pedro Boucherie Mendes

Pedro ficou conhecido no grande público no programa Ídolos, da SIC, quando foi jurado do mesmo. Atualmente é diretor da SIC Radical e a sua vida está ligada à televisão. Pedro deixa-nos várias dicas para 2069:

No futuro façam…

  • a diferença por vocês, não desistir, tentar e fazer aquilo que acreditam;
  • mais pelo vosso corpo;
  • mais pela vossa mente;
  • mais pela vossa paciência;
  • o mesmo por menos;
  • por falar um de cada vez;
  • mais pelos outros;
  • mais coisas que não gostam de fazer;
  • comecem pelo possível e só depois sonhem com o impossível;
  • o vosso futuro.
" A televisão provoca emoções nas pessoas"
Ângelo
Animador

Esperança

Ana Gomes

Ana Gomes, eurodeputada, sente-se uma cidadã do mundo. Pretende desfrutar da família, fazer aquilo que os avós fazem. Mas não desiste de intervir como cidadã, por um país melhor. 

Ana considera-se uma pessoa irreformável. 

"Espero ter controlo sobre mim própria"
Ana Gomes
Eurodeputada
"A Eutanásia é uma questão de civilização e cidadania"
Ana Gomes
Eurodeputada

Ana encara, com excitação, a nova vida daqui em diante. Apoia que os idosos devem ter os seus apoios à literacia digital, uma vez que o digital pode e deve ajudar os mais idosos e aqueles que não tem tantas possibilidades financeiras. 

Cidadania

Inês Lopes Gonçalves

Inês é conhecida pelo seu trabalho no 5 para a meia noite, da RTP. Inês acredita que, em 2069, os bebés nascerão com telemóveis na mão. O importante é vir com bateria. 

Para quem não sabe, o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo já foi ao programa da Inês e são esses momentos que Inês recorda com todo o carinho. 

"Fui vítima de gémeos. Desde que fui mãe comecei a prever o futuro. "Vais cair..." e não é que cai mesmo."
Inês Lopes Gonçalves
Apresentadora

Inês Lopes Gonçalves prevê que, no futuro, teremos avós que foram youtubers. São as próprias redes sociais que nos remetes para o passado. Trazem-nos memórias. E nós gostamos disso. O passado nós já o conhecemos, o futuro não. 

"O que é o meu tempo? Quando as pessoas dizem "No meu tempo..."
Inês Lopes Gonçalves
Apresentadora

Renascer

Pedro Chagas Freitas

"Não tenho futuro, nem tenho futuro em algo que faça."
Pedro Chagas Freitas
Escritor

Pedro, para quem não conhece, é escritor. Escreve histórias. Já vendeu milhões de livros. Mas diz que não tem futuro. Diz que falhou várias vezes (daí os títulos dos seus livros). 

Já foi operário fabril numa fábrica de sapatos, mas com ele a linha de produção parava sempre. Falhou. 

Já foi futebolista. Mas jogava mal em todas as posições. Falhou. 

Já foi porteiro numa discoteca. Basicamente era Pedro quem decidia quem entrava ou não. Nessa mesma discoteca fui barman, porque falhou enquanto porteiro e barman também. 

Também já foi nadador salvador. Numa piscina. Falhou porque queria ser um nadador salvador como as Marés Vivas. Numa piscina estava condicionado a dar voltas à mesma. 

Pedro quis trabalhar numa agência de markentig. O que fez? Não tinha curriculum, mas mandou uma caixa com uma alface e um bilhete: “vimaranense quer ser alfacinha”. Foi seleccionado. Não falhou. 

"Coragem de viver é o melhor de tudo."
Pedro Chagas Freitas
Escritor

Chagas Freitas vai mais longe e conta-nos quando começou a escrever e a lançar os seus livros. Conta-nos que o seu primeiro livro foi um falhanço total. Poucas pessoas compraram o livro. Assim decidiu criar um blog e só voltou a editar um novo livro passado nove anos. Aí sim, foi um verdadeiro sucesso. Pedro prometeu falhar, e conseguiu o seu maior sucesso. 

Em 2069, Pedro acha que os livros não vão acabar. Primeiro porque é diferente ter um livro a sério do que um livro no iPad. Segundo porque ter uma estante carregada de livros é “ser intelectual”. 

Apaixonado

E por falar em livros sabem quem acabou de tirar um livro quentinho do forno? Sim, o Ângelo e a Sofia com a ajuda da Maria Inês Santos. (Eu já tenho o meu e brevemente conto-vos tudo sobre ele). 

E por falar em livros sabem quem acabou de tirar um livro quentinho do forno? Sim, o Ângelo e a Sofia com a ajuda da Maria Inês Santos. (Eu já tenho o meu e brevemente conto-vos tudo sobre ele). O lançamento oficial será no dia 3 de julho e estará disponível numa livraria perto de si a partir do dia 5 de julho. 

"Quem ler vai sentir a nossa essência"
Ângelo Valente
Animador

Momento Ginástica

Desengana-se quem pensou que fomos até Ílhavo apenas para ficar com o rabo alapado numa cadeira. Nada disso. Nuno Tróia, do Beira Mar, foi o responsável por nos falar da importância da atividade física. 

Queremos um envelhecimento ativo ou passivo?

Nuno deixa-nos várias dicas:

  • Caminhar durante 30 minutos, cinco vezes por semana;
  • 2 a 3 vezes por semana fazermos exercícios de equilíbrio, flexibilidade e força. 

Nuno diz-nos que a prática de atividade física promove bem estar a nível físico, fisiológico e psicossocial. Ajudando na prevenção de quedas. 

"O Envelhecimento não é só aos 70 ou 80 anos mas sim... Agora!!"
Nuno Tróia
Dirigente Beira Mar

Gonçalo Diniz

Gonçalo Diniz, ator, deseja chegar a 2069 com saúde… e algum dinheiro. Se lá chegar, Gonçalo estará com 97 anos. Então deixa-nos a  seguinte questão: o que posso fazer para chegar aos 97 anos? Gonçalo acredita que é a questão chave. Quando foi confrontado com o cancro, o que lhe valeu foi o pensamento. Viveu o pensamento positivo ultrapassando tudo aquilo. Gonçalo acredita que as coisas negativas são como as nuvens… passam. 

"A força que às vezes não sabemos de onde vem, vem da nossa força de vontade e do pensamento positivo."
Gonçalo Diniz
Ator

O grande problema é que, ás vezes, não chega só pensar. Temos também de merecer. Se pensarmos em algum trabalho, temos de provar que somos merecedores daquele trabalho. 

Como é que venceu o cancro? Gonçalo diz que não tem a cura, mas acredita que o pensar positivo e acreditar é meio caminho andado. Assim vamos ser muito felizes.  

"Quem sou eu para reclamar da vida?"
Gonçalo Diniz
Ator

Igualdade

Tiago Velhinha Pereira

Tiago ficou conhecido por gravar “velhinhas”. Acha estranho falar sobre o futuro, porque grava o futuro. O nosso. Grava as tais velhinhas. 

Tiago acredita que o mais importante são as memórias. Desde fotografias, vídeos, gravações de voz… tudo são memórias. 

"O meu futuro quero que seja gravado"
Tiago Velhinha Pereira

Tiago diz mais. Diz que “quem sabe os poemas e as músicas de cor são os velhinhos e não os jovens.” É pena que isso se perca. 

Memória

Sofia e Ângelo aproveitam este momento para algo especial. Contam-nos a história de Henrique, um menino de Lisboa, que fez trinta por uma linha para ir passar um dia das suas férias da Páscoa no Centro Comunitário. Não ficou um dia. Ficou uma semana. Henrique é filho do bloguer “O Arrumadinho” e enteado da bloguer mais conhecida de Portugal “A Pipoca Mais Doce”. E eles não quiseram ficar de fora do futuridade, deixando-nos uma mensagem. 

"Quero que a minha velhice seja num cruzeiro."
A Pipoca Mais Doce
Bloguer

Wandson Lisboa

Quando era criança, Wandson nunca imaginou estar num Futuridade. Via muita televisão, muitos desenhos animados. Na sua casa nada era proibido. Passava muito tempo na internet. Quando recorda as suas fotos de infância, Wandson  relembra a sua mãe, já falecida, e só pensa em festas. Festas de aniversário. Wandson recorda sempre o lençol azul, que a sua mãe usava para decorar as suas festas. Agora, cada foto que produz para o Instagram lembra-se do lençol azul da mãe.  

"A dor virou saudade"
Wandson Lisboa

Quando Wandson chegou a Portugal, ao Porto, em 2010, para estudar, ser alguém melhor, não tinha ninguém. Não tinha família, não tinha amigos. Agora tem muitos amigos. Amigos que viraram família. 

Amizade

António Pedro Vasconcelos

Acabou de fazer 80 anos, em 2069 terá 130 anos e estará a fazer o que gosta. António afirma que todos temos um dom e todos deveríamos fazer o que gostamos. Se fizermos o que gostamos, seremos muito mais felizes. 

António nunca fez nada que não gostasse. Deixou de estudar direito para seguir o cinema. E o futuro era muito incerto. Não fez todos os filmes que queria, mas todos os filmes que fez foi porque os quis fazer. 

"Quando morrer, de manhã ainda vou trabalhar."
António Pedro Vasconcelos
Realizador

Inssurreto

António Bastos & Orfeão de Vagos

Confesso que não sabia para o que ia. Mas considerei este o momento algo da tarde. Não conhecia o trabalho do António Bastos, mas fiquei fã. 

António acompanhado pelo coro Orfeão de Vagos, cantaram, dançaram e encantaram a plateia. 

"Quem é que sabe quando começamos a morrer? Não é quando nascemos. Isso é muito importante. Começamos a morrer quando as nossas recordações são mais fortes do que as nossas aspirações."
António Bastos

Sentir

Chegamos ao fim de mais um Futuridade. Infelizmente o último. A Sofia Nunes e o Ângelo Valente despedem-se do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo para abrir novos horizontes. Os seus utentes deixaram-lhes muitas mensagens, que foram compiladas num vídeo. Certamente o melhor vídeo da Sofia e do Ângelo. 

O Planeta dos Avós deseja-vos, Sofia e Ângelo, o melhor do mundo. Sejam muito felizes.