Faça férias cá dentro – parte 4

22 de Junho, 2020 0 Por Planetadosavos

Depois de viajarmos até às ilhas da Madeira e dos Açores e de passearmos pelas terras do Douro, nada melhor que aproveitar as férias para cuidar do nosso corpo. Hoje, o Planeta dos Avós, dedica a quarta e última parte do “Faça férias cá dentro” às termas de Portugal. 

Termas de Portugal

Aproveite as suas férias para relaxar o corpo e a mente. Já diz o famoso ditado: corpo são, mente sã. Vários são os benefícios e as terapêuticas das termas, principalmente para os nossos Avós. Fique a conhecer um pouco melhor. 

O que são as águas termais?

Não são iguais às águas para consumo próprio. A composição química de uma água termal e a sua temperatura depende e varia consoante a zona geográfica. A água termal é uma água de circulação profunda, que se infiltrou há milhares de anos. Aproveitando uma falha, a água termal chega à superfície rica em minerais, que resultam da dissolução das rochas. É preciso ter em consideração que a água termal não é toda igual. 

Como pode atuar terapeuticamente?

As águas terminais são como um medicamento (mas muito mais saudável). Algumas águas são ingeridas, outras são “aplicadas” externamente. É necessário uma consulta de diagnóstico com um médico hidrologista, para a prescrição do melhor tratamento termal. 

Quais são os seus benefícios?

  1. Melhorar as dores articulares;
  2. Reduzir as dores musculares;
  3. Tratar as doenças de pele;
  4. Melhorar doenças respiratórias;
  5. Reduzir as pedras nos rins;
  6. Tratar problemas digestivos;
  7. Ajudar nas crises de gota;
  8. Melhorar a circulação sanguínea;
  9. Melhorar doenças metabólicas;
  10. Reduzir o stress. 
Querem melhor?!

Onde posso encontrar as Termas?

São várias e estão espalhadas por todo o país, ilhas incluídas. No site das Termas de Portugal poderá encontrar todas as termas disponíveis e quais os seus tratamentos. 

Fonte: Dignus