Envelhecer… e depois?
De 26 a 30 de Abril as instituições de Portugal estão unidas num só propósito: a valorização do setor social e do privilégio que é envelhecer. O Planeta dos Avós esteve à conversa com Daniela Oliveira, responsável pelo projeto, para ficarmos a conhecer um pouco desta dinâmica e perceber o que irá passar nestes dias.
Planeta dos Avós: O que é o projeto Envelhecer… e depois?
Diana Oliveira: É uma iniciativa nascida no Centro Social Paroquial de Sobreposta com parceria da ANGES (Associação Nacional de Gerontologia Social) e da InterAGE. O projeto surgiu da necessidade sentida de valorizar o Envelhecimento, assumir a Terceira Idade como uma fase, e não, um fim. Este ano de Pandemia trouxe ao de cima a questão dos idosos, das fragilidades das Instituições, colocando a nu a falta de investimento do País na Terceira Idade, nas Organizações Sociais e na promoção de um envelhecimento ativo. Os idosos institucionalizados sentiram-se prisioneiros, muitas vezes, confinados a um quarto, impedidos de contato com os familiares. Muitos, com tantas adversidades que passaram na vida, nem entendem o porquê destas medidas tão restritas, referindo que “Quem andou, não tem para andar!”. Envelhecer…e depois? pretende desmistificar o conceito de envelhecimento, lançar semente para que o envelhecimento seja encarado como um processo natural do ser humano e mais importante, é sem dúvida, envelhecer feliz e com qualidade!
P.A.: O que podemos esperar entre os dias 26 a 30 de Abril?
D.O.: O dia 26 é dedicado aos Idosos, dar voz aos idosos, divulgando testemunhos de utentes institucionalizados e o que sentiram neste ano de Pandemia.
No dia 27 decorrerá uma conversa/Tertúlia com a participação do Professor Ricardo Pocinho (Professor no Instituto Politécnico de Leiria, Presidente da ANGES), Sofia Nunes e Ângelo Valente (InterAGE) e ainda a médica Ana Catarina Meireles, para abordar o tema envelhecimento e organizações sociais, rótulos e limitações.
O dia 28 será dedicado aos cuidadores formais, com a divulgação de testemunhos de pessoas que gostam da profissão e sentem propósito e gratidão com o que fazem!
No dia 29, Dia Internacional da Dança, a Professora da Universidade do Minho – Educação de Adultos, Clara Costa Oliveira dinamizará uma coreografia (online) com as instituições inscritas (as instituições irão receber um vídeo com a coreografia antecipadamente para ensaiar. No dia, todas estarão em direto via zoom)
No dia 30 de Abril fecharemos a semana com o Concurso de Talentos em que as instituições podem inscrever um utente para dança, canto, outro, para participar no concurso.
P.A.: Como podem, as instituições, se inscrever?
D.O.: Através do formulário de inscrição https://forms.gle/oXDwLF7Sf7shQn9i6
P.A.: Será somente uma dinâmica para instituições, ou também poderão se inscrever a nível particular e individualmente?
D.O.: As atividades de 26, 28 e 30 são para Instituições. Na tertúlia e na dança, podem participar particularmente.
P.A.: Consegue definir o Envelhecer… e depois? em 5 palavras?
D.O.: Envelhecer é um processo natural. Aceitemos e Cuidemos!
