Educação: a arma mais poderosa
Se é verdade que todos nós desejamos uma sociedade mais digna e mais justa, devemos estar conscientes da responsabilidade que nos cabe na nossa formação. Toda a pessoa humana deseja poder ter, criar, para depois poder ver, contemplar com alegria ou desgosto, aquilo que tanto lhe custou a criar.
A grande preocupação do Ser Humano é o seu próprio umbigo e, muitas vezes, deixamos os outros à «deriva» como se não fossem humanos como nós e não nos mereçam o respeito por uma boa formação, para de futuro poderem dar aos outros, ou melhor, poderem transmitir aos viventes do seu tempo, com menor ou maior aperfeiçoamento aquilo que doutros receberam. Mas esta formação da sociedade começa no berço e se vai transformando conforme o crescimento da pessoa, até se estender a todos os cantos deste nosso Planeta.
Sabendo que as crianças são os homens e as mulheres do amanhã, como iremos proceder na sua orientação técnica de educação a bem da Sociedade? Sim, como irá ser daqui para o futuro?
Todos os dias se abre uma porta para as crianças, e do seu lado exterior está um Planeta com todos os seus vícios, enganos e crimes. Um lugar onde a confusão rodopia em torno de cada um de nós e não faltam aqueles que dela se aproveitam, para com aliciamentos sem escrúpulos, lançar outras nela, porque eles já lá andam.
Pois é, também nós no Planeta dos Avós mostramos esta preocupação que está bem presente nos dias de hoje e estamos cientes que haverá uma sociedade mais justa, quando todos pensarmos que somos «viajantes» dum mundo que não é nosso e quando todos pensarmos em substituir a guerra pela paz, o ódio pelo amor, e a desigualdade pela igualdade de viver como pessoas humanas que somos.
Neste sentido, de acordo com a literatura existente, a educação e a Escola sempre cumpriu a sua missão: a da transmissão de valores. E, são estes valores, como o respeito pelo outro, a solidariedade, a humildade, a dádiva, que fazem do Planeta um lugar melhor e mais feliz. Sabemos que um dos grandes desafios da Educação é tornar a educação para todos e com todos, através da mudança, da valorização do outro como ser responsável e interventivo na comunidade. Ou seja, educar é transformar a sociedade.
Assim, é necessário ter em consideração que todos nós também podemos educar o outro, sejam eles crianças, adultos e idosos, bem como também nos deixar educar por aqueles que outrora foram os viajantes deste Planeta: os nossos idosos. Se pararmos algum tempo para ouvir algumas histórias por eles contadas percebemos como é que eles sobreviveram a tantas lutas e tantos sacrifícios ao longo dos seus anos de vida. Como cresceram, como viveram, como eles próprios foram ensinados, e como agora também gostam de ensinar. O seu conhecimento é um verdadeiro tesouro, que nós no Planeta dos Avós, não iremos deixar escapar e sempre que nos seja possível iremos mostrar aquilo que de melhor eles são capazes de fazer. Curiosos para saber onde está o mapa do tesouro? Tirem 10 minutos do vosso dia. Parem para falar com uma pessoa de mais idade. Façam-lhe perguntas! Ele vai gostar de vos conhecer! E estamos certos que ele ou ela vos irá ensinar muito mais do que aquilo que esperam…