Quais são as principais doenças nos idosos que atinge a visão?
1. Presbiopia
Popularmente conhecida como vista cansada, é uma condição que afeta as pessoas depois dos 40 anos. Resulta numa perda de qualidade visual em relação a objetos próximos. A presbiopia poderá provocar dores de cabeça e fadiga.
2. Glaucoma
É uma doença que ocorre depois de um aumento na pressão nos olhos. Tem como consequência uma lesão no nervo ótico e levar a uma perda da visão periférica. Em casos severos à perda total da visão no olho atingido.
3. Catarata
É a principal causa de uma cegueira reversível. Consiste numa perda progressiva da transparência do cristalino, em que este fica opaco. A catarata só tem um único tratamento – a cirurgia.
4. Degeneração macular relacionada à idade
Conhecida pela sigla DMRI é a principal causa da perda da visão após os 50 anos. É a destruição dos fotorreceptores da mácula, localizada na retina do olho.
5. Retinoplatias
Afetam principalmente a retina, sendo as causas mais comuns a hipertensão arterial e a diabetes. Esta doença provoca a deformação dos vasos oculares, extravasamento de líquidos e hemorragias.
6. Buraco da Mácula
É responsável por causar diminuição da acuidade visual e comprometimento do campo visual. O buraco da mácula, é uma doença que é mais comum afetar mulheres com mais de 55 anos. Os principais sintomas são: visão dupla, dificuldade na leitura e a distorção de objetos.
7. Blefarite
É uma inflamação das pálpebras, embora não traga danos para a visão em si. É sempre um desconforto para qualquer pessoa. A sua causa deve-se ao funcionamento das glândulas existentes próximas à base das pestanas.
8. Moscas volantes
São causadas pelo processo natural do deslocamento do vítreo. As pessoas vêem pontos escuros que se movem na frente de um ou dos dois olhos. É uma doença comum a pessoas com mais de 45 anos e com um histórico de miopia.
9. Síndrome do olho seco
É uma anomalia na produção ou qualidade da lágrima. Afeta principalmente os idosos. O envelhecimento natural é uma das principais causas da redução das glândulas lacrimais.