Dia Mundial da População

10 de Julho, 2020 0 Por Planetadosavos

O mundo está a envelhecer. O número de idosos, em comparação com o número de nascimentos, é cada vez mais significativo, em Portugal e no mundo. Falando em números: há 705 milhões de Avós para 680 milhões de crianças, entre os zero e os quatro anos. A tendência é aumentar. Estima-se que em 2050, ou seja daqui a 50 anos, o número de idosos duplique.

O envelhecimento exige que haja mudanças em vários níveis:

– Político: novas leis que defendam a integridade dos mais velhos;

– Social: uma sociedade adaptada à nova realidade da era do envelhecimento;

– Saúde: mais cuidados e reforço dos cuidados de saúde;

– Económico: apoios nas reformas dos idosos, de forma a enfrentar as dificuldades económicos que muitos idosos atravessam.

Recentemente, e segundo dados oficiais, Portugal entrou para o top 5 dos países com maior índice de envelhecimento:

Japão – 28,4%

Itália – 23%

Finlândia – 21,51%

Grécia – 21,14%

Portugal – 20,7%

Lutar contra o envelhecimento não podemos. Mas ajudar a tornar um envelhecimento digno, ativo e com qualidade de vida, isso sim temos de o fazer. Porque a idade não tem limites.