Dia Mundial da Pneumonia
O Inverno ainda não chegou, mas parece que já está a dar o ar da sua graça. Os dias estão mais frios, chove, já sabe bem um agasalho e a lareira. Com o Inverno chegou as constipações e as gripes e com elas as pneumonias. Amanhã celebra-se o Dia Mundial da Pneumonia, mas decidimos que será hoje que iremos abordar o tema.
A Pneumonia é uma doença. Afeta em primeiro lugar os pulmões e a bactéria principal responsável por infecionar este órgão é a Streptococcus penumoniae. Esta bactéria pode ser detetada através de um simples raio-x ao tórax ou então através de uma análise da expetoração ou de sangue para se perceber qual a bactéria existente. A Pneumonia pode ser adquirida na comunidade, ou seja, desenvolve-se em pessoas que vivem na comunidade ou então adquirida no hospital.
Baixos níveis de oxigênio na corrente sanguínea; Pressão arterial baixa; Abscesso pulmonar; Lesão pulmonar grave; Septicémia; necessidade de utilizar apoio respiratório; em último grau pode conduzir à morte.
A pneumonia pode aparecer em todas as idades, mas em especial os mais idosos e os mais jovens, sendo que a maioria desta doença adquire-se na comunidade, através da infeção por bactérias.
Sintomas
- Febre
- Tosse com ou sem expetoração
- Arrepios
- Dificuldade em respirar
- Maior cansaço
- Dor no peito
- Dor de cabeça
- Dores musculares
Causas
A maior parte das pneumonias é adquirida através da aspiração de bactérias que existem na parte superior da nasofaringe. Podem também surgir através de inalação de gotículas infetadas provenientes de outros doentes. Em casos menos frequentes, a pneumonia surge após a inalação de gotículas infetadas a partir do meio ambiente ou de partículas infetadas com origem em animais. Os agentes podem ser bactérias, vírus ou fungos: Streptococcus pneumoniae; Haemophilus influenzae type b (Hib); Vírus respiratório sincicial.
Fatores de Risco
- Após uma cirurgia abdominal
- Após uma lesão (trauma), principalmente no tórax
- Doentes acamados, paralisados ou inconscientes
- Sistema imunológico fraco
- Alguns medicamentos
- AIDS (HIV)
- Alcoolismo
- Tabagismo
- Diabetes
- Insuficiência cardíaca
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)
- Poluição
- Internamentos hospitalares
Tratamento
O seu tratamento deve ser efetuado com a toma de antibióticos em primeiro lugar, associando um maior nível de descanso, boa alimentação e a administração de bastante líquidos, principalmente água. Contudo, a maneira mais eficaz de prevenir a pneumonia é parar de fumar. Em apoio devem-se efetuar nebulizações com soro. A penumonia pode durar entre alguns dias até uma semana ou mais, dependendo de o tratamento corretamente efetuado.
Contudo o melhor tratamento deve ser a sua prevenção, sendo que para tal é necessário recorrer a uma vacinação. As vacinas podem ajudar na prevenção contra a pneumonia, tais como a vacina pneumocócica; a vacina contra a Haemophilus influenzae; a vacina contra a influenza (gripe) entre os meses de maior risco (setembro e Janeiro) e a vacina contra a varicela.