Dia Mundial da Diabetes
A diabetes é uma doença que não escolhe idades. Hoje é o dia mundial da diabetes e abordamos este assunto para que percebam um pouco melhor.
A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica, caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, associado a problemas na produção ou insuficiência de insulina, refletindo-se na passagem do açúcar do sangue para as células.
Existem dois tipos de DM: Tipo 1 – onde o pâncreas não produz insulina, afetando crianças e adolescentes, no qual o doente precisa de insulina todos os dias. O tratamento passa pela administração de insulina; Tipo 2 – o Pâncreas produz pouca insulina; afeta principalmente adultos e idosos; e o tratamento passa por Comprimidos antidiabéticos orais e/ou insulina e ainda, alimentação saudável e exercício físico, mas depois de algum tempo necessita de medicação;
Podem, ocorrer duas situações, a Hipoglicemia e a Hiperglicemia. A primeira, significa a descida de açúcar no sangue e ocorre por: Toma excessiva/incorreta da medicação; Jejum prolongado; Exercício físico inadequado. A segunda, significa o Aumento de açúcar no sangue, e ocorre por: Ingestão excessiva em massas, arroz, batatas…; Stress; Alterações na medicação; Infeções urinárias, respiratórias, intestinais…
O seu diagnóstico é efetuado através da identificação dos seus sintomas, de análises ao sangue, de exames entre outros.
A diabetes tem como consequências, o pé diabético, a cegueira, insuficiência renal, amputação dos membros inferiores, problemas de circulação nas pernas e nos pés, disfunção e impotência sexual, infeções na boca, infeções urinárias e em última instância, morte por risco de doença coronária e AVC.
Atinge pessoas de todas as idades, crianças, adolescentes, adultos e idosos, dependendo em parte do tipo de diabetes. Pode também atingir mulheres em fase de gravidez, que de forma controlada tende a desaparecer.
Sintomas
- tremores
- visão turva
- transpiração
- irritação
- coração acelerado
- ansiedade
- dor de cabeça
- tonturas
- fome
- cansaço
Causas e Fatores de Risco
Os fatores de risco podem ser modificáveis (podem ser controlados) e não modificáveis (que não podem ser controlados). Os modificáveis são por exemplo, a hipertensão arterial, obesidade, privação do sono, sedentarismo, tabagismo. Os não modificáveis são por exemplo, doenças no pâncreas, o histórico familiar.
Tratamento
Antes de ser tratada a DM envolve 5 pontos fundamentais: Conhecer bem a doença, Ter uma alimentação saudável e equilibrada, Praticar exercício físico; Controlar os níveis de glicemia no sangue; Tomar a medicação prescrita pelo médico. Recomenda-se: Comer a horas certas; Não saltar refeições; Não abusar de doces e gorduras; Incluir na alimentação todos os alimentos da roda; Não comer em excesso, nem em pouca quantidade. Caminhadas de 5 a 10 minutos em terreno plano, aumentando semanalmente até 30 a 45 minutos diários; Outros exercícios como dança, hidroginástica…
Se mantiver os valores normais de glicemia existe menor probabilidade de sofrer de complicações de Diabetes. É fácil fazer este controlo a partir de casa. Os aparelhos têm dimensões reduzidas e são fáceis de utilizar. A insulina tem que ser administrada por baixo da pele; É importante variar o local onde é administrada a insulina; E não se esqueça que a Diabetes pode ser controlada!