Dia do Exercício Físico
O Centro Social Paroquial de Afife ao longo dos anos tem efetuado várias atividades com os seus utentes. Uma delas, é a atividade física, que tem muitos efeitos positivos na saúde mental e física, pois pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzir o estado de tensão, aumentar o controlo muscular, a força e ajudar a controlar a obesidade.
Alguns resultados obtidos por especialistas da fisiologia do exercício, revelam que existem vantagens para homens e mulheres que continuam a fazer exercício ao longo da vida, sendo que a prática de exercício físico é apontada como uma atividade importante para a manutenção da saúde e da autoestima dos idosos.
Na verdade, durante os momentos em que os idosos praticam exercício físico em grupo, parece existir um desenvolvimento de interações sociais positivas e na mesma medida um largo contributo para o aumento do seu bem-estar físico e psicológico (Direção Geral da Saúde, 2001).
É com base nestas considerações que o CSPA trabalha com os seus utentes, onde todos se sentem mais ativos e bem-dispostos, após terminarem os seus exercícios. Assim, deixamos aqui uma proposta para quem frequentemente quiser aproveitar para exercitar os seus músculos, após um confinamento que trouxe a muitos idosos cada vez mais problemas ao nível da mobilidade, motricidade fina e autonomia para realização de atividades de vida diária. Esta atividade consiste na realização de sessões de atividade física individualmente.
A sessão é constituída da seguinte forma:
1. No inicio da sessão indicar que os exercícios podem ser feitos em pé ou sentado (conforme a necessidade do participante).
Exercícios de Aquecimento:
1º Exercício – Respiratório: sentado ou de pé, o participante deverá inspirar fundo pelo nariz, expirando de seguida pela boca, de uma maneira suave, naturalmente lenta e profunda. Levantará os ombros e inspirará e à medida que volta a colocar os ombros na posição inicial expirará (exercício será repetido cerca de 5 vezes);
2º Exercício – Circular com os braços: sentado ou de pé, o participante terá de descrever, lentamente pequenos círculos com os braços estendidos para os lados, no sentido dos ponteiros dos relógios (10 vezes), e seguidamente contrariamente ao sentido dos ponteiros do relógio (10 vezes);
3º Exercício – Rotação dos ombros: sentado ou de pé, o participante deverá executar movimentos rotativos, muito lentamente, com um ombro de cada vez, no sentido dos ponteiros
do relógio e, depois, ao contrário (10 vezes). Seguidamente deverá executar o exercício com os dois ombros simultaneamente (10 vezes).
4º Exercício – Movimentos da cabeça: sentado ou de pé, o participante deverá muito suavemente voltar a cabeça para a esquerda, depois para o centro e finalmente para a direita (10 vezes).
5º Exercício – Esticar os ombros: sentado ou de pé, o participante deverá levantar suavemente o ombro esquerdo em direção ao ouvido esquerdo e voltar à posição inicial (10 vezes). Seguidamente deverá repetir do lado direito (10 vezes). Depois deverá levantar suavemente os dois ombros ao mesmo tempo (10 vezes).
6º Exercício – Movimentos laterais dos braços: sentado ou de pé, o participante deverá esticar os braços para os lados, um de cada vez e depois para cima (10 vezes).
7º Exercício – Movimentos verticais dos braços: sentado ou de pé, o participante deverá com os braços caídos junto ao corpo, estica-los para a frente e para cima um de cada vez (10 vezes).
Seguidamente será jogado um jogo no qual cada participante terá a oportunidade de à vez, atirar uma bola, na tentativa de acertar num conjunto de 10 garrafas de água, cheias de areia. Ganhará o jogo o participante que derrubar o maior número de garrafas possível. O jogo terminará quando todos os participantes tiverem jogado individualmente, nunca esquecendo que de utente para utente todo o material que for utilizado deverá ser convenientemente desinfetado.








