Já aqui abordamos os benefícios da água no corpo e no envelhecimento, como também já referimos o que provoca a falta de água. Mas, nunca é demais falar e escrever sobre o tema.
Todos nós desejamos um envelhecimento bem sucedido e viver com o máximo de qualidade de vida possível. Pois bem, a água é um dos principais aliados. Um corpo, quando está no processo de desidratação, ou seja, com falta de água, acelera o processo das incapacidades funcionais. O nosso corpo dá todos os sinais. Desorientação, lábios rachados, pele seca, urina escura, são apenas alguns dos alertas que o organismo faz para chamar a nossa atenção e apelar por água.
Porque desidratamos quando envelhecemos?
Com o envelhecimento, a proporção de água no corpo reduz até 50% nos idosos. Uma das principais causas é a diminuição das reservas corporais de água com o avançar da idade. Desidratamos, logo envelhecemos.
Outros dos motivos é a diminuição das funções renais, com a consequente diminuição do tamanho dos rins. Desidratamos, logo envelhecemos.
Com as hormonas alteradas devido ao avançar da idade, é normal que a sede e a reserva de fluídas diminua nos idosos. O uso de alguns medicamentos também leva a um desequilíbrio nos fluídos corporais. Desidratamos, logo envelhecemos.
Envelhecer não é fácil. Pensemos que uma planta quando morre, seca. Um corpo humano quando não bebe água, também seca. A água é essencial à vida, em vários sentidos. Em vários seres humanos. Bebemos água, logo envelhecemos bem!