Covid-19 e a nutrição dos idosos

23 de Março, 2020 0 Por Planetadosavos

Os nossos idosos é o principal grupo de risco desta pandemia que o mundo combate, o coronavirús ou covid-19. Como tal há certas medidas a serem tomadas para os proteger o máximo possível, uma dessas medidas é o isolamento social. Porém, é necessário ter em consideração que há idosos que não tem meios para se deslocarem para irem às compras de bens essenciais como comida e medicação. 

A sociedade portuguesa mobilizou-se para que os nossos idosos consigam receber esses mesmos bens nas suas casas, com as devidas precauções necessárias. Instituições de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia, cidadãos em nome próprio estão a trabalhar nesse sentido. 

Um agravamento do estado nutricional dos idosos pode ser um fator de risco para complicações de doenças, e consequentemente o pior dos casos a morte. Com isto, o Serviço Nacional de Saúde ajuda nesse sentido e criou uma lista com várias indicações nesse sentido.

Leite e/ou derivados

Frutas

Leguminosas

Diariamente 2 porções

Diariamente 2 a 3 porções

Pelo menos 3 vezes por semana

Sopa

Proteínas (Carne, Peixe, Ovos…)

Diariamente

Diariamente nas duas refeições principais

Frutos Secos

(ex: Amêndoas, nozes…)

Refeições Frequentes

Água

1 a 3 vezes por semana

Idosos que não tenham dificuldade na mastigação

5 a 6 refeições por dia

1,5 a 1,9 litros por dia, ou seja, cerca de 8 copos de água

Vitamina D

O isolamento profilático é permanecer dentro das suas casas, mas nada impede que os idosos possam aproveitar pelo menos 20 minutos do seu dia a apanhar sol. Aliás é recomendado. Se tem jardim ou horta chegou a hora de aproveitar um bocado. 

Vai tudo ficar bem... acredita!