Confinamento dos Centros de Dia

19 de Março, 2021 0 Por Planetadosavos

Uma das medidas impostas pelo governo, durante o confinamento, foi o encerramento dos Centros de Dia. Porém, os Centros de Dia são uma valência de extrema importância na vida dos nossos idosos. Hoje, com esta publicação, já temos uma data para a sua reabertura: 5 de Abril. Mas, mesmo assim, recolhemos alguns depoimentos de idosos que virão a sua segunda casa fechas e de funcionárias, que nos contam como é trabalhar em plena pandemia. 

Que falta faz o Centro de Dia nas suas vidas?

“Eu dizia que não queria ir para o centro de dia porque sou nova, mas agora faz-me muita falta para sair de casa. Estou sempre fechada e assim espalhava um bocado”.
Ermelinda
57 Anos
“Ai menina, o centro faz tanta falta… Passava-se melhor o tempo, o dia passava mais depressa. Dava a minha volta ao Serafim… A comida vem na mesma a casa, mas lá é que o tempo passava depressa.”
António
81 Anos
“Faz-me tanta falta o convívio, falar com as pessoas e com as funcionárias. Gosto tanto de vós! De conversar, de passear… Faz-me tanta falta para a minha cabeça. Estar em casa fechada faz-me mal à cabeça, sabe?”
Eugénia
84 Anos
“Ai menina, a ver se o Centro abre depressa para distrair a cabeça e conversar com as pessoas. Faz-me tanta falta para distrair e conviver”.
Teresa
81 Anos

Como está a ser trabalhar e cuidar em plena pandemia?

“O trabalho é o mesmo mas temos de andar mais resguardadas e fazer mais cuidado com a desinfetação”.
Conceição
Funcionária Centro de dia
“Perde-se mais tempo e tem de se dar mais atenção a desinfetar tudo, medir a temperatura, por máscara”.
Augusta
Funcionária Centro de Dia
“Custa muito usar aquelas batas e máscara, mas é para o bem de todos. Custa não ter o Centro de Dia aberto, pois os utentes fazem falta ao centro para dar vida”.
Ana Sofia
Funcionária Centro de Dia