Desde o dia em que nascemos que o nosso processo de envelhecimento inicia-se. Ao longo da nossa vida começamos a sofrer perdas em importantes sistemas e tecidos. Hoje, o Planeta dos Avós, dá a conhecer um pouco da forma como envelhecemos.
30 Anos
Músculos
A partir dos trinta anos tende-se a ganhar mais gordura do que massa muscular.
35 Anos
Fertilidade
Sim, ainda há muitas mulheres a serem mais depois dos 40 anos. Mas é a partir desta idade que o número e a qualidade dos óvulos começam a diminuir.
Ossos
Uma das principais queixas dos idosos são as dores nos ossos. Pois é, estudos indicam que é a partir dos 35 anos que a massa óssea começa-se a perde a um ritmo de 1%.
40 Anos
Dentes
O “envelhecimento” a nível dental inicia-se com a diminuição da produção de saliva. Com isto, os dentes e as gengivas tornam-se mais vulneráveis às bactérias.
Olhos
Já aqui abordamos os problemas que atinge a visão na terceira idade: aqui
Várias são as doenças a nível ocular, uma vez que os músculos começam a atrofiar.
50 Anos
Rins
Nos rins, as células que filtram os desperdícios sanguíneos começam a diminuir.
55 Anos
Intestinos
Para que os intestinos tenham um bom funcionamento é necessário um equilíbrio entre as bactérias. A partir dos 55 anos, esse equilíbrio começa a diminuir.
60 Anos
Ouvidos
Já repararam que mais de metade dos idosos perderam a audição devido à morte das células do ouvido interno, certo?!
65 Anos
Coração
O coração é composto por veias e artérias, e são estas que vão perdendo a sua elasticidades, bem como há uma diminuição do número de células.
70 Anos
Cabeça
A capacidade cognitiva torna-se mais lenta.
O envelhecimento é um processo gradual. Não há nenhuma fórmula. É importante salientar que varia de indivíduo para indivíduo. Um sintoma pode acentuar mais em determinada pessoa e noutra não. É importante um acompanhamento médico, seja médico de família ou em cada especialidade. A prevenção é sempre o melhor remédio!!