Cães em Lares de Idosos

26 de Agosto, 2020 0 Por Planetadosavos

Já diz o ditado: o cão é o melhor amigo do Homem. O Planeta dos Avós, ainda há pouco tempo, abordou os benefícios dos animais de estimação nos idosos (pode ver o post aqui ). Hoje, Dia do Cão, abordamos o tema dos animais especificamente em Estruturas Residenciais para Idosos.

O Centro Comunitário da Gafanha do Carmo é uma das IPSS mais conhecidas do país e não esconde dois dos seus grandes companheiros de quatro patas. 

Conheça as vantagens de ter um novo amigo num Lar de Idosos. 

Quando o idoso entra para um Lar sente-se, muitas vezes, sozinho e com as atenções repartidas pelos outros idosos. Com ele acarreta outros problemas de saúde que não ajudam no caso. Acabam por ficar com a sensação de isolamento, solidão e pouca estimulação mental. Um amigo de quatro patas, como um cão, ajuda a melhorar a qualidade de vida nos Lares de Idosos por diversos motivos. 

Afetos

Os cães não tem filtro. Dão amor a quem lhes dá amor, independentemente da idade, das condições físicas ou do estado de saúde. Amor com amor se paga. 

Brincadeiras

Quem é que nunca atirou uma bola para que o cão a fosse apanhar. É uma ótima atividade de estimulação física e mental para o idoso e uma excelente brincadeira para o animal. 

Contacto e Afeto

Muitos idosos sentem falta de contacto e de afeto. Um cão é um animal de estimação que se pode dar afeto, carinho e abraçar, o que ajuda a reduzir o stress e a melhorar a saúde em geral. 

Memória

Ao longo da nossa vida, para quem teve sempre animais de estimação, ter um animal de companhia no seu Lar poderá ajudar a avivar memórias do passado com animais de estimação que passaram pelas suas vidas. 

Fonte: Facebook Centro Comunitário da Gafanha do Carmo

Estimulação Mental

A estimulação cognitiva ou mental é fundamental para a promoção de um envelhecimento ativo e na qualidade de vida. Um animal de estimação é um bom estimulante da visão, tato, olfato e audição. 

Interação Social

Um cão é um ótimo facilitador para a interação social.

Rir

As brincadeiras ou até mesmo as asneiras de um cão são excelente promotores para uma boa gargalhada. 

Vantagens das terapias com animais:

  • Menor depressão;
  • Redução da utilização de medicação;
  • Diminuição da solidão;
  • Redução do stress;
  • Melhoria da atividade física;
  • Redução da pressão arterial;
  • Aumento do apetite.