Back Then

28 de Abril, 2020 0 Por Planetadosavos

Agora ficaram confusos. O que é que um jogo de Playstation tem a ver com o Planeta dos Avós?! Este jogo tem tudo a ver, porque Back Then é um jogo que explora a doença de Alzheimer. O quê?! Ficaram ainda mais confusos?! Nós explicamos tudo.

Como tudo começou?

Todos os anos decorre a entrega de prémios do “Melhor Jogo” do PlayStation Talents. Em 2019 o prémio foi entregue ao jogo “Back Then”. Os vencedores ganharam um prémio de dez mil euros e vão ter todo o apoio da Play Station para o lançamento do jogo.

Quem são os vencedores?

Os portugueses Calebe Motta, Rúben Pereira, Carlos Pinto e Aquiles Dias da Outriders.  

Fonte: Indie DB
"Os jogo não são só tiros, os jogos também podem ter essência."
Rúben Pereira
Game Designer

Como funciona o jogo?

Thomas é o protagonista do jogo, tem 80 anos, sofre de Alzheimer e vive num lar.  Thomas está preso a uma cadeira de rodas e não recebe visitas da sua família. A ideia é resolver todos os mistérios, incluindo puzzles, que envolvem a vida de Thomas, controlando e ajudando o senhor a manter viva a sua memória com momentos felizes.

O jogo está divido em duas partes: o presente com a presença da doença e o passado, em que se vê o deterioramento de Thomas e várias interações.

Fonte: Game Jolt

De onde surgiu a ideia?

Através de experiências pessoais dos quatro jovens criadores, uma vez que três dos elementos da equipa tinham familiares com Alzheimer. 

Para quando o lançamento do jogo?

Ainda não há datas.

Quem está a desenvolver o jogo?

A Windows, a Mac e a Linux.

Aguardemos então pelo lançamento do jogo, que será certamente um sucesso não só entre os mais jovens, mas também nos profissionais da área da Gerontologia, Geriatria, cuidadores, familiares… o melhor de tudo é que é um produto português.

Parabéns pela iniciativa e pela ideia original.