As dores que + aflige os idosos

23 de Julho, 2020 0 Por Planetadosavos

O envelhecimento está diretamente ligado ao aumento de doenças e incapacidades que, muitos casos, podem estar relacionados à dor. Porém, por ser uma sensação subjetiva, a dor muitas vezes é subdiagonisticada e subtratada em idosos, especialmente em idosos com baixa capacidade cognitiva.

É importante salientar que a dor não é normal no envelhecimento. Muitas dessas dores estão relacionadas com doenças crónicas de saúde, que acompanham o processo natural do envelhecimento, ou seja não é uma consequência natural da idade.

As principais dores nos idosos são:

Artrite reumatóide;

Artroses;

Ácido úrico;

Fibromialgia;

Lúpus;

Febre reumática

Fatores:

Obesidade;

Idade;

Sexo Feminino;

Desvios posturais de coluna;

Desvios de joelho;

Carregar cargas pesadas;

Exercícios físicos mal feitos;

Genética;

Diabete;

Intolerância ao glúten;

Traumatismos ou lesões;

Hipotireoidismo;

Movimentos repetitivos e/ou excessivos;

Infeções;

Hipermobilidade articular.

Muitas das dores que carregamos com o envelhecimento devem-se aos desgastes gerados pelos anos de trabalho: anos e anos a carregar materiais, a repetir movimentos e/ou em má posições.

Como prevenir é melhor do que remedir nada melhor que a prática de exercício físico. Praticar atividades físicas regulamente é uma das melhores atitudes para manter o corpo saudável. Mas, há outro fator que muitas vezes é esquecido, mas fundamental para melhorar a qualidade de vida dos idosos: o colchão. A escolha de um colchão que ajude a melhorar a postura durante o sono é meio caminho andado para evitar dor nas costas e más posições durante a noite.