A nova vida dos nossos idosos…

17 de Julho, 2020 0 Por Planetadosavos

Em 2020 o mundo tal como o conhecíamos mudou. Isso já todos percebemos. Para os nossos idosos não foi excepção. Os centros de dia estão fechados e não há previsões para a reabertura. As instituições de solidariedade social, de todo o país, tiveram de se reinventar para que nada falte aos nossos idosos. Hoje, pretendemos mostrar como estão a ser feitas as atividades dos idosos de Centro de Dia, agora nas suas casas. 

Patrícia Silva, Associação de Solidariedade Social de Lever

“Vamos fazendo esporadicamente entregas de trabalhos de estimulação cognitiva e recolhemos. Os trabalhos são entregues pelas Auxiliares de Ação Direta. Porém, no mês passado tivemos um estágio curricular de animação.”

Liliana Marques, Casa do Povo de Meda de Mouros 

“Neste momento são enviadas para cada [atividades] dia sim, dia não. Enviamos fichas de atividades cognitivas de diversos temas: cálculo, leitura, interpretação, sopa de letras, pintuas, entre outros… Recolho as fichas, leio tudo, mas não as devolvo. Estou a guarda-las para, quando chegarem, vermos as fichas e as atividades todos juntos.”

Gina Ramos, Associação de Reformados de Pinhal dos Frades

” Tenho feito algumas atividades tais como envio de fichas de português, matemática e estudo do meio. Tenho ido à casa dos utentes para tentar combater a solidão, em alguns casos apenas conversamos sobre tudo o que nos está a acontecer. Com outros utentes temos jogado dominó, uno, fazemos ginástica e ouvimos música.”

Mara Miranda, Centro Paroquial e Social de Subportela

“A nossa intervenção está a partir inicialmente de uma avaliação multidimensional ao utente no seu domicílio procurando ver a sua situação atual aos diversos níveis. Posteriormente estamos a realizar atividades personalizadas e com periodicidade de 1 vez por semana/utente, 1 manhã ou tarde, conforme os gostos e necessidades que cada um demonstra no momento da avaliação, assumindo nesses contactos uma postura e comportamento cívico segundo as orientações gerais da DGS.”