A Minha Escola – parte 2

25 de Maio, 2020 0 Por Planetadosavos

Segunda-feira é dia de regresso às aulas. Hoje, os idosos do Centro Paroquial e Social de Subportela deixam-nos o seu testemunho em jeito de prova da 4ª classe. 

Prova da 4ª Classe

Nome e Idade: Rogério, 79 Anos

1. Como era a escola no seu tempo?

A escola no meu tempo era de manhã, ir para a escola era estudar tudo o que a professora mandava fazer. Todos os dias abria a lição para ler uma folha para o caderno diário que eu ainda tenho o meu. Ao meio-dia almoçar a casa, a correr porque não havia carro…quando chovia o nosso abrigo era um saco a fazer de capucho. À tempo, tempo, que hoje é tão diferente.

2. Como eram os professores?

A professora no nosso tempo era muito boa, só quando tocava ao raxada comia-nos pela medida de vinte letras, quando a professora pedia para lhe levar uma cana para a escola, era raro o que a levasse era ele a estrear, a professora dizia olha quando chegares a casa diz à tua mãe, chegas aqui apanhas o dobro.

3. Como eram as aulas?

As aulas eram segunda, terça, quarta, quinta e sexta para aprender a ler, escrever, fazer problemas, redações, cantar, mas sem máquina era tudo à base da tabuada, ir ao mapa, para aprender os rios, serras, afluentes, montes…tínhamos que falar em todas estas matérias, de cor e salteado, ao sábado era limpar a escola e cantar o hino nacional.

4. Até que ano estudou?

Eu estudei até ao quarto ano, no meu tempo só havia mais o exame de admissão, esse era só para quem fosse estudar.

5. Quais eram as disciplinas que tinha?

Não havia nada de ginástica, nem de treinos, era ler a lição, fazer contas, fazer problemas, fazer o desenho e tudo o mais que a professora ensinava. A nossa escola era da parte da manhã, almoçar a casa a correr e de tarde outra vez para a escola… e andava toda a gente a pé.

Nome e Idade: Vitória, 80 Anos

1. Como era a escola no seu tempo?

Eu gostava muito de ir à escola. Enquanto esperávamos pela professora brincávamos com as colegas. Quando a professora chegava lá ia cada qual para o seu lugar e assim começava a fazer os deveres até ao meio dia, vinha a casa jantar e ia novamente até à tarde.

2. Como eram os professores?

Naquele tempo só havia uma professora, para as meninas. Eu não tenho queixa dela, para mim sempre foi uma pessoa de muita estima.

3. Como eram as aulas?

Eram dadas com muito amor e carinho. Eu na primeira e na segunda classe com a Dona Dulce que era de Portela Susã, só tenho a dizer bem dela.

4. Até que ano estudou?

Eu só estudei até à terceira classe, mas na terceira já era a Dona Maria do Carmo e foi ela que fez com que eu fica-se com o exame.

Nome e Idade: Manuel, 80 Anos

1. Como era a escola no seu tempo?

No meu tempo a escola era um saco de ganga às costas com uma lousa dentro, um livro de leitura, um caderno de problemas, um lápis de lousa… às 9 horas chegava a professora, nós estávamos no pátio à espera dela para lhe dar o Bom dia, depois íamos para dentro, rezávamos e dizíamos para lá umas jaculatórias e começava a aula.

2. Como eram os professores?

A professora era um pouco áspera, mas muito boa senhora, queríamos-lhe bem.

3. Como eram as aulas?

A aula começava às 9 horas, ao meio dia íamos comer a casa e à 1hora da tarde começava até à tarde e depois íamos para a casa da professora até à noite.

4. Até que ano estudou?

Estudei até ao 4.º ano.

5. Quais eram as disciplinas que tinha?

As disciplinas que tinha era bolos e canadas quando fazia falta e mais nada e cara alegre!

Nome e Idade: Maria Clotilde, 86 Anos

1. Como era a escola no seu tempo?

A escola para mim não me dizia nada porque a professora levava as filhas para a escola e pedia-me para as entreter…

2. Como eram os professores?

Na minha escola só havia uma professora. E só havia meninas.

3. Como eram as aulas?

Eram às 9 horas, largávamos às 12 horas para o almoço. Entravamos às 2 horas e saiamos às 5 horas.

4. Até que ano estudou?

Não voltei a ir à escola.

Fonte: Escola Portuguesa

Nome e Idade: Olinda, 82 anos

1. Como era a escola no seu tempo?

A escola no meu tempo era escravidão para as crianças. Ia-mos para a escola no alto inverno descalços e sem agasalho, cheios de frio e mal tratos dos professores. Senão levássemos os trabalhos de casa todos feitos, chegavamos à escola e a professora pegava numa régua de madeira e nas nossas mãos era porrada sem jeito. Berrávamos em altos gritos e quando mais berrávamos mais ela nos batia. A escola foi os piores anos da minha vida. Ainda hoje detesto a escola por aquilo me fiz sofrer. 

2. Como eram os professores?

Os professores no meu tempo de escola eram pessoas sem alma, nem coração. Faziam das crianças umas escravas, se fossemos ao quadro fazer alguma coisa que fosse mal feita, eles pegavam numa cana preta e não olhavam por onde davam. Era sem dor que tratavam as crianças. Eu sei que os professores tinham por trabalho, cada professor tinha quatro turmas e perto de 100 alunos e davam conta de tudo, não deixavam ninguém para trás, mas podiam ser mais meigas não é verdade?

3. Como eram as aulas?

As aulas era cada classe na sua fila, duas crianças em cada carteira, isto é como dantes se chamava. Num respeito imaginável sempre atentos que a professora nos dizia. Todos os sábados a limpeza era feita pelas crianças, não havia mulher das limpezas e a professora sempre estava no nosso lado para ver como deixávamos as coisas. Era muito duro para nós, eramos crianças. 

4. Até que ano estudou?

Eu só andei na escola até à terceira classe e estava morta para sair da escola. Chegou para levar porrada, maldita seja a escola daquela época, se os meus pais me obrigassem a andar lá mais tempo, eu morria antes de chegar ao fim dos estudos. 

5. Quais eram as disciplinas que tinha?

As disciplinas que tínhamos era estar sempre com muita atenção e estudar sempre. Tínhamos matemática, geometria, problemas, tabuada, mapa, que já não me recordo que estudos fazíamos nos mapas. Não estar a falar com os colegas nas aulas e não fazer copianços. Isso era tudo interdito. 

Nome e Idade: Maria de Lurdes, 81 anos

1. Como era a escola no seu tempo?

As carteiras eram uma espécie de dois bancos e uma mesa à frente com um buraco para por a tinta da pena. A sala era enchida com os alunos todos da mesma freguesia. Em tempos de intervalo nós jogávamos às pedrinhas, à macaca e os rapazes jogavam à bola. Eu entrei para a escola aos seis anos. Na minha escola havia primeira, segunda, terceira e quarta classe com apenas uma professora para todas as turmas. 

2. Como eram os professores?

A minha professora não tinha amor às crianças e morava na freguesia, embora ia aos fins de semana para Viana morar com os pais. 

3. Como eram as aulas?

Era um ensino muito estúpido, sem amor, só porrada e berros. 

4. Até que ano estudou?

Estudei até ao terceiro ano.

5. Quais eram as disciplinas que tinha?

Matemática e português. 

Nome e Idade: Maria dos Prazeres, 76 Anos

“No meu tempo a escola começava às nove. A professora era de Viana, era a professora Odete, era boa professora, mas batia porque queria que nós fizéssemos as coisas. Na primeira classe ainda havia erros, mas ela dava-nos com a cana e depois, se déssemos erros, ela castigava. Fazia que déssemos “bolos” [bater] umas às outras, e se não fosse com força, dava a professora a nós. Eu faltava muitas vezes, porque tinha de ir com as vacas. Mas mesmo assim tive 17 na quarta classe. Fomos fazer o exame a Viana.”

Nome e Idade: Manuel, 77 Anos

“Havia a escola dos rapazes e as das raparigas. Íamos das nove até ao meia dia e da uma até três e meia. E no fim ia para a casa da professora e continuava a estudar até às seis. Os professores eram bons, mas davam porrada com réguas e canas na cabeça. Não havia recreios, se alguém quisesse ir ao quarto de banho, tínhamos de pedir licença e era assim. Estudei dos oito aos doze, mas reprovei na quarta classe. Chumbei no exame e repeti o ano. Não segui mais os estudos porque o meu pai não deixou.”