70 Anos de Biquínis

29 de Julho, 2019 0 Por Planetadosavos

Decorria o ano de 1946, mais precisamente o dia 5 de Julho, quando foi apresentado numa piscina de Paris o biquíni. A responsabilidade da criação e da apresentação coube ao estilista francês Louis Réard. 

A controvérsia deste desfile de moda foi o vestuário em si. Sabemos bem que antigamente o tipo de vestuário e o modo de se vestir era muito conservador. Pela primeira vez na história, uma roupa exibia o umbigo da pessoa. Diz-se, por aí, que Micheline Bernardini, a modelo que desfilou, recebeu cerca de 50 mil cartas de fãs. 

Neste mês, o biquíni comemorou 70 anos, o que o torna já um idoso, e hoje iremos ver como evoluiu.  

Antiguidade

 

 

Já nos tempos mais antigos, mais precisamente no século IV, as mulheres usavam este vestuário na prática de desporto. Isso pode-se ver neste mosaico de Villa del Casale em Piazza Armerina, em Itália. 

Anos 40: escandaloso

Nesta época, os biquínis eram muito desconfortáveis. Eram feitos de algodão e de linho e, quando molhados, tornavam-se muito pesados. Nos anos 40, os biquínis eram compostos por duas peças: calcinha de cintura alta, muitas vezes com um laço a enfeitar e onde não se mostrava o umbigo, e um sutiã para cima. A estampagem era, em geral, flores ou bolinhas. 

Anos 50: o feminismo

Em 1953, Brigitte Bardot usou um biquíni em Cannes virando sensação, sendo capa de diversas revistas e jornais. O estilo dos biquínis mantinham-se fiéis aos anos 40, sendo que agora as mulheres começavam a apostar nos óculos de sol. 

Anos 60: o futuro

No Brasil, Leila Diniz, atriz, causou sensação por se deixar fotografar grávida e de biquíni. Na época era muito pouco usual. A sua fotografia tornou-se um dos símbolos do feminismo brasileiro. 

Na composição dos biquínis começou-se a usar lycra. Também se começou a produzir modelos com cintura mais baixa e sutiãs com formatos modeladores. 

Anos 70: a redução de crochê

 

 

Nestes anos, os biquínis foram-se tornando cada vez mais reduzidos e começou-se a apostar no crochê. Um sutiã em formato triangular, cores alegres e garridas. Também foi nesta década que surgiu a tanga. 

Anos 80: cueca cavada

A década de 80 ficou marcada pela atriz Jane Fonda. Nesta altura o que as mulheres queriam era mostrar as suas curvas na praia, com biquínis de cores fortes, cuecas cavadas com a parte de cima a combinar. 

Anos 90: estilo californiano

O moderno chegou aos biquínis. As praias da Califórnia ganharam fama e a estampagem de animal print ganhou espaço neste mundo feminino. 

Dá para perceber com a capa da revista Sports Illustrated, de 1996, com Valeria Mazza e Tyra Banks. 

Anos 2000: o ano do umbigo

Se no início o umbigo era um tabu, nestes anos virou o protagonista. Começou a usar-se cintos com pedrinhas, piercings, e outros adereços. 

Nestes anos, o top cropped, calças de cintura baixa ganharam popularidade. E as cores? Cores metalizadas ou simplesmente branco. 

2010 em diante: fitness e lifestyle

Há cada vez mais diversidade nos biquínis, tamanhos, modelos e padrões. A moda, nestes anos é ser saudável, apostar no fitness e no lifestyle.